A urgência Ginecológica/Obstétrica e bloco de partos do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, vão estar fechados nos próximos 17 dias, devido à falta de médicos para assegurar as escalas.
Corpo do artigo
Também a urgência pediátrica sofrerá constrangimentos, encerrando esta sexta-feira, para reabrir na segunda-feira de manhã.
Numa informação enviada às corporações de bombeiros, à qual o JN teve acesso, a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) informa que o HSA "encontra-se com constrangimentos no Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica" entre hoje e 19 de agosto. Já no mapa publicado no portal do SNS com as escalas das urgências, que tem informação até dia 7 de agosto, surge a indicação de que aquela urgência está "fechada". "Constrangimento é o mesmo que encerramento. Não há pessoas para trabalhar, porque, há muito que foram esgotadas as horas extraordinárias", critica José Carlos Almeida, do Sindicado dos Médicos da Região Centro.
De acordo com a informação remetida pela ULS RL aos corpos de bombeiros, os meios de socorro "devem fazer a passagem de dados ao CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] para respetiva referenciação". A mesma indicação é dada em relação à Urgência Pediátrica.