A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga fechou esta sexta-feira de manhã e reabre na segunda-feira, às 8 horas, por não terem sido completadas as escalas médicas de serviço. A situação volta a acontecer também no dia 10 de setembro.
Corpo do artigo
Num comunicado publicado no site oficial, o Hospital de Braga refere que o serviço de urgência e o bloco de partos "estão condicionados" desde as 8 horas desta sexta-feira e que retomam o funcionamento em pleno a partir das 8 horas do dia 4 de setembro.
Os serviços voltam a fechar no dia 10 de setembro, às 8 horas, reabrindo 24 horas depois.
De acordo com o Hospital de Braga, os "condicionamentos" verificados em quatro dias do mês de setembro devem-se à "dificuldade em completar as escalas de trabalho necessárias (...) apesar do esforço de todas as entidades envolvidas”, algo que já aconteceu nos fins de semana de agosto.
A unidade hospitalar sublinha que, nos períodos de condicionamento, o bloco de partos estará em funcionamento para as utentes e parturientes que se encontram internadas no Hospital de Braga.
"Em casos de urgência, as grávidas e parturientes da região devem optar por se deslocar a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia: Hospital Senhora da Oliveira/Guimarães, CHMA/Famalicão e ULSAM/Viana do Castelo", refere o comunicado.
Em alternativa, os utentes devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
"O Hospital de Braga permanece empenhado no desenvolvimento de esforços para assegurar o funcionamento do serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia na sua plenitude, em sólida articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma a cumprir o plano Nascer em Segurança no SNS", conclui o texto.