Urgência pediátrica do hospital de Viana em instalações provisórias a partir de quarta-feira
O serviço de urgência pediátrica do Hospital de Viana do Castelo vai passar a funcionar em instalações provisórias, no exterior do edifício, a partir de quarta-feira.
Corpo do artigo
Em causa está a realização de obras no espaço original.
Segundo informação divulgada pela Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), o serviço funcionará "numa estrutura nova de contentores" no exterior do hospital, que albergará "um gabinete de triagem, três consultórios médicos, uma sala de observação, uma sala de tratamentos, uma sala de cuidados de emergência e um quarto de isolamento, além de espaços de apoio".
O acesso às instalações faz-se a partir da entrada lateral junto à capela do hospital.
"A mudança visa melhorar significativamente as condições de atendimento dos utentes com idade pediátrica, assegurando níveis de conforto que já não eram possíveis nas instalações atuais, localizadas no edifício principal junto à urgência de adultos", indica a ULSAM, referindo que a transferência do serviço resulta de "um investimento de perto de 120 mil euros e irá assegurar o serviço de urgência pediátrica até à requalificação do espaço".
A mudança dará o pontapé de saída para "uma remodelação de fundo" dos serviços de urgência daquele hospital. Uma obra que deverá ser concretizada a partir de 2025 e custará "entre quatro e cinco milhões de euros".