UTAD integra aliança europeia que visa a sustentabilidade de sistemas alimentares
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) passou a integrar a Aliança das Universidades Europeias que visa potenciar a sustentabilidade dos sistemas alimentares. A candidatura, aprovada em Bruxelas, prevê que a academia intensifique a investigação no setor dos alimentos e bebidas da União Europeia.
Corpo do artigo
O projeto da Universidade Europeia para a Identidade Geográfica (EU-GIFT), que ambiciona otimizar e potenciar a sustentabilidade e a competitividade dos sistemas alimentares, junta academias de Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália e Roménia. Até 2028, as universidades irão orientar a produção e criar valor acrescentado em alimentos e bebidas de alta qualidade e geograficamente distintos, através da atração de novas empresas e na retenção das populações locais.
O papel da UTAD, que se junta agora ao projeto, passará por intensificar a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico no setor dos alimentos e das bebidas, que tenham identidade geográfica da União Europeia. "Esta é a nossa primeira Aliança Europeia das Universidades, num ramo muito importante para a UTAD, o agroalimentar que inclui viticultura e enologia", afirmou Emídio Gomes.
O reitor da academia destacou, ainda, o marco importante que este projeto representa, uma vez que a "UTAD é um dos principais parceiros e ficou com a responsabilidade de organizar um doutoramento comum a todas as universidades".