Utente infetado do Centro Social de S. Cosme está nos cuidados intensivos
Um dos 26 utentes do Centro Social e Paroquial de Vale S. Cosme, em Famalicão, infetado com covid-19 está internado na unidade de cuidados intensivos do hospital de Braga.
Corpo do artigo
Outros três estão internados no hospital de Famalicão, mas dois deverão ter alta ainda durante esta sexta-feira.
"Os três que estão em Famalicão estão estáveis, e estão internados por precaução, o que está em Braga inspira mais cuidados", adiantou ao JN, Isabel Jardim, diretora da instituição.
Os restantes utentes com covid-19 estão a recuperar no centro social com "sintomas muito ligeiros". As 18 funcionárias infetadas estão a recuperar em casa.
Tal como o JN havia já noticiado, a creche do centro social fechou, e só deverá abrir portas depois de a instituição ser desinfetada. Segundo a responsável só após a realização de novos testes poderá ser levada a cabo a desinfeção do edifício, pelo que só nessa altura é que esta valência poderá reabrir.
Entretanto, no lar residencial "A Minha Casa", da Associação de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD), situado em Vermoim, Famalicão já há 17 recuperados, entre utentes e colaboradores. Segundo revela a instituição na página do Facebook doze utentes tinham sido infetados, sendo que nove já estão recuperados. Três continuam a testar positivos, sendo que destes um está hospitalizado e dois permanecem no lar e estão assintomáticos.
Das 14 funcionárias, oito estão recuperadas mas há uma que testou positivo e cinco esperam a realização de novo teste.