O estacionamento no parque do Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, passou a ser pago esta semana, com a maioria dos utentes a mostrar-se favorável à medida. Devido aos constrangimentos verificados no momento do pagamento, será instalada uma terceira máquina de cobrança.
Corpo do artigo
Incrédulos. Foi assim que muitos utentes do Hospital S. Sebastião reagiram ao entrar, esta semana, no parque de estacionamento e constatar a existência de lugares disponíveis para estacionar as viaturas.
“Anteriormente andava às voltas e não havia onde estacionar. Agora foi muito fácil encontrar um lugar para colocar o meu carro”, contou ao JN Fernando Bastos, utente da unidade hospitalar.
O homem aponta uma explicação já conhecida para a antiga escassez de lugares: “Havia muita gente a aproveitar-se do estacionamento gratuito, que não vinha ao hospital, mas deixava aqui os carros e depois ia-se embora”.
Com cerca de dez pessoas à sua frente na fila, Fernando Bastos lamentava, apenas, o tempo de espera para pagar. “Devia haver mais máquinas para o pagamento”, referiu.
Também Rosa Almeida, outra utente na mesma fila, mostrou-se de acordo com a cobrança. “Concordo com o estacionamento pago. O problema é o tempo para fazer o pagamento, é muito demorado”, afirmou.
Liliana Oliveira partilha da mesma opinião. “Quem vinha às consultas tinha muita dificuldade em estacionar, nunca havia lugares. Concordo com o pagamento, mas precisam de ter mais opções de pagamento”, referiu.
Contactada pelo JN, fonte do hospital explicou que, face à elevada procura e aos constrangimentos registados, sobretudo nas primeiras horas da manhã devido às consultas externas, será instalada uma terceira máquina, junto à saída desse serviço, que deverá ser instalada muito em breve.
Atualmente, estão disponíveis duas máquinas: uma no parque principal e outra na zona de visitas. Nesta fase inicial, os porteiros também estão a colaborar, ajudando os utentes a utilizar as máquinas, efetuar pagamentos e retirar os bilhetes de entrada.
180 lugares
No Hospital S. Sebastião estão disponibilizados cerca de 180 lugares de estacionamento pago que funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano. Toda a receita obtida é “reinvestida no hospital, contribuindo para a contínua evolução dos serviços de saúde oferecidos”.