Mais de 20 utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Penela foram assistidos, esta terça-feira, devido a diversos sintomas, que deverão estar associados a uma virose.
Corpo do artigo
Segundo contou ao JN uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, 21 utentes receberam assistência e 18 foram transportados para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A suspeita inicial de se tratar de uma intoxicação alimentar está praticamente descartada. Os sintomas de vómitos e diarreia terão sido causados por uma virose.
"Não há intoxicação alimentar nenhuma, foi um foco gripal mais complicado por se tratar de uma população idosa e débil, como são os utentes do lar", disse à agência Lusa Fernando Antunes, provedor da Misericórdia de Penela.
Uma utente "com várias patologias e também uns vómitos" foi avaliada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na instituição, depois da médica de família da doente ter indicado que devia ir ao hospital.
"O INEM, e bem, aproveitou para fazer o despiste de alguns sintomas de vómitos e diarreias [noutros utentes do lar] e transportou 18 para Coimbra. No total, são 21, porque desde sábado já outros três tinham ido ao hospital com os mesmos sintomas, foram medicados para a gripe e regressaram", adiantou Fernando Antunes.