Utentes de Vila Franca de Xira protestam contra encerramento de urgência pediátrica
O Movimento de Utentes do Estuário do Tejo vai organizar uma manifestação contra o encerramento das urgências de Pediatria no Hospital de Vila Franca de Xira à noite e ao fim de semana. O protesto vai decorrer às 10 horas entre o Largo da Estação de Vila Franca de Xira e a Câmara Municipal.
Corpo do artigo
Nélia Ferreira, membro do Movimento de Utentes, aponta para a falta de alternativas para a população que necessite de cuidados médicos no período do fecho das urgências de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira. “O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem estas urgências encerradas durante o mesmo período e a alterativa é o Hospital de Santarém ou Dona Estefânia, em Lisboa, o que não satisfaz as necessidades da população".
Para a concentração organizada este sábado, são esperadas várias dezenas de utentes desagradados com o que o Movimento de Utentes considera ser “o abrupto agravamento das condições de acesso aos serviços de saúde”. É reclamada a reabertura do Serviço de Urgências de Pediatria no período noturno e ao fim de semana, medida que Nélia Ferreira considera surpreendente perante a recente contratação de médicos para o serviço.
“Não entendemos esta medida de fecho até porque no início do ano passado, houve contratação de dois médicos para a Urgência de Pediatria e tudo indicava que não havia problemas”, diz Nélia Ferreira.
A falta de médicos de família em centros de saúde também é um dos problemas que se têm agravado na região. De acordo com este movimento, na Unidade de Saúde Familiar de Vialonga, saíram dois médicos, um para a reforma e outro para o privado, sem que houvesse substituição. “O Serviço Nacional de Saúde não está a conseguir captar médicos para os centros de saúde e esse é um problema recente que nunca antes aconteceu”, afirma Nélia Ferreira.