Utentes dos Albergues do Porto pintam "Elétrico de Natal" com desejos para o futuro
Renascer e desejos para o futuro. É esta a dupla mensagem da decoração do "Elétrico de Natal" deste ano. A iniciativa do Museu do Carro Eléctrico e da STCP uniu os utentes dos Albergues do Porto a artistas plásticos, que juntos pintaram o elétrico que irá circular pela cidade entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro.
Corpo do artigo
Um caracol com a casa às costas e flores a desabrochar. À primeira vista, estas representações podem não parecer muito natalícias, mas, em boa verdade, traduzem o sentido mais humano da quadra. "A altura de Natal coincide com o nascimento e o começo do novo ano. E [nestas representações] procuramos não nos focarmos só no Natal, mas também na ideia de nascer e de desejos para o futuro", explica Inês Ferreira, diretora do Museu do Carro Eléctrico.
Já há vários anos que é possível andar num elétrico decorado com representações alusivas ao Natal na cidade do Porto. Em 2023, o Museu do Carro Eléctrico e a STCP abriram as portas à comunidade para que dessem asas à criatividade, convidando alunos para pintarem o carro. Este ano, foi a vez dos utentes dos Albergues do Porto contribuírem. "Estamos a pintar para mostrar que a vida tem partes boas e más. Infelizmente, ou felizmente, as pessoas só se lembram do próximo na altura do Natal", afirma Sandra Sousa, uma das utentes da instituição.