<p>Um ferido ligeiro foi o resultado de um insólito acidente de viação, esta quarta-feira de manhã, no Cartaxo, que envolveu uma vaca. O animal invadiu a Estrada Nacional 3 (EN3), que liga o Cartaxo à Azambuja, no lugar de Guarita, e foi colhido por um automóvel. </p>
Corpo do artigo
Fonte da GNR do Carregado explicou ao JN que a vaca surgiu na estrada no exacto momento em que o automóvel ali circulava e o condutor, um homem de 64 anos, não conseguiu parar a viatura a tempo de evitar o embate.
A vaca estaria num terreno, ao lado da estrada, e terá conseguido furar a vedação, fugindo para a estrada. O animal foi colhido e ficou gravemente ferido.
Dois outros animais bovinos conseguiram, também, sair pelo mesmo buraco da vedação, mas foram rapidamente recolhidos.
Fonte da GNR explicou ainda que foi necessário retirar o animal para a berma, para reactivar a circulação automóvel no local, que ficou temporariamente condicionada.
A vaca foi observada por um veterinário e, devido à gravidade dos ferimentos, disse ainda a mesma fonte, terá que ser abatida. O condutor do automóvel registou ferimentos ligeiros. Fonte dos bombeiros contou que a vítima queixava-se de dores na zona cervical, no tórax, no abdómen e nas pernas. O homem foi transportado ao Hospital de Santarém, onde foi submetido a exames.
Nas operações de socorro participaram seis bombeiros e duas viaturas dos Municipais do Cartaxo.
No espaço de poucas horas, este foi o segundo acidente a envolver animais bovinos. O primeiro aconteceu de madrugada, na localidade de São Roque do Pico, nos Açores, e causou a morte a um condutor, de 21 anos. O carro onde seguia colidiu com algumas vacas que atravessavam a estrada.