A Câmara de Valença vai avançar com a requalificação do Albergue São Teotónio. O objetivo é "melhorar a experiência dos peregrinos e turistas".
Corpo do artigo
A iniciativa "Este é o Caminho 2.0", da Autarquia de Valença, conta com um investimento de cerca de 475 mil euros, financiados pelo Turismo de Portugal, a maior parte dos quais vai ser aplicada numa obra de fundo no Albergue São Teotónio. O restante será alocado na melhoria das condições de mobilidade, segurança e conforto, no troço do concelho de Valença que integra o Caminho de Santiago.
"O Albergue São Teotónio, em Valença, é um ponto de paragem obrigatório para quem faz os vários percursos do Caminho Português para Santiago que confluem em Valença, bem como para quem percorre os Caminhos de Fátima, desde 2005, data da sua entrada em funcionamento", escreve o Município numa nota enviada à Imprensa.
A obra em causa abrange toda a área e estrutura do edifício, melhorando os espaços comuns e reforçando a capacidade da infraestrutura. Com a ampliação, o espaço permitirá acolher até 69 peregrinos.
A iniciativa "Este é o Caminho 2.0" visa "valorizar o percurso do Caminho Português de Santiago Central - Porto e Norte, promovendo o turismo religioso e de natureza", pode ler-se. O objetivo é "proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para os peregrinos", bem como "fortalecer o legado do Caminho de Santiago, proporcionando aos peregrinos uma experiência mais enriquecedora". "Pretende reforçar a atratividade turística e contribuir para a melhoria da experiência dos peregrinos e turistas", reforça a Autarquia.
A assinatura deste contrato programa decorreu esta segunda-feira em Coimbra e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e do ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida. O financiamento contempla também intervenções em Paredes de Coura, Ponte de Lima e Barcelos e será executado ao abrigo da linha de apoio + Interior Turismo, do Turismo de Portugal.