Foram atribuídas bolsas de estudo pela Câmara de Valongo a 123 alunos do Ensino Superior no valor de 92 250 euros. O Município abre um concurso para candidaturas a este apoio desde 2016. Neste ano letivo, cada bolsa teve o valor de 750 euros.
Corpo do artigo
Todos os anos desde 2016, nos meses de janeiro e fevereiro, a Câmara de Valongo abre um concurso para a atribuição de bolsas estudo a alunos do Ensino Superior. Desta vez, foram beneficiados 123 estudantes universitários. Receberam um apoio de 750 euros cada um. No total, a ajuda municipal entregue esta segunda-feira no Auditório Dr. António Macedo foi de 92 250 euros.
“Este apoio é sobretudo um incentivo ao estudo. Estudar é sempre melhor do que não estudar. É a formação que nos permite progredir, descobrir coisas importantes e adquirir ferramentas para vencer coletivamente os desafios que a sociedade enfrenta”, salienta, em comunicado enviado às redações, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.
O autarca sublinhou ainda que a atribuição das bolsas de estudo municipais vem “colmatar uma injustiça, constituindo uma ajuda às famílias que pelas regras ficam excluídas dos apoios sociais, mesmo não tendo muitos recursos”.
Para que a candidatura seja aprovada, têm de ser cumpridos critérios como ter idade igual ou inferior a 30 anos, residir no concelho de Valongo há mais de dois anos, estar matriculado no Ensino Superior em território nacional, apresentar sucesso académico conforme comprovado pela instituição de ensino superior (exceto por motivo de doença prolongada ou outra situação considerada especialmente grave, desde que comprovada e participada aquando da candidatura), frequentar a primeira licenciatura ou mestrado com vista à obtenção de um daqueles graus, não beneficiar de outras bolsas inerentes à frequência do ensino superior atribuídas por motivos de carência económica e, por último, ser leitor registado nas bibliotecas municipais de Valongo.