O Município de Valongo venceu a categoria "Inclusão e Igualdade" nos Prémios Nacionais de Educação 2024, com o projeto Biblioteca Humana. Recebeu ainda uma menção honrosa na categoria "Cidadania", com o projeto Rede de Perguntadores.
Corpo do artigo
"É com muita honra e orgulho que recebemos este prémio, pois reconhece o nosso compromisso contínuo com a excelência educativa e o investimento em políticas educativas inovadoras e inclusivas”, considerou o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro,citado em comunicado da autarquia, no qual também agradece “o esforço e a determinação das equipas municipais que trabalham com a comunidade para transformar a escola num poderoso elevador social”.
"A Biblioteca Humana é uma abordagem inovadora e inspiradora que, transcendendo o conceito tradicional de biblioteca, proporciona uma experiência singular de aprendizagem e conexão entre indivíduos de diversas origens, culturas e vivências. Num espaço seguro dedicado à exploração e ao diálogo construtivo, os/as visitantes da Biblioteca Humana, isto é, alunos/as do 9º ano e pessoas convidadas partilham as suas experiências de vida através da escuta ativa e formulação de questões pertinentes", explicaa Câmara.
“Este prémio é sobretudo um incentivo que reforça a nossa determinação em continuar a investir na educação. É a escola que nos permite progredir, descobrir coisas importantes e adquirir ferramentas para vencer coletivamente os desafios que a sociedade enfrenta”, salientou José Manuel Ribeiro.
O projeto Rede de Perguntadores consiste na "criação de espaços de questionamento, partilha e reflexão dirigidos a adolescentes, com a promoção da escuta ativa, dentro do espaço escolar (docentes e jovens), possibilitando a identificação de áreas de intervenção e de promoção de comportamentos e estilos de vida saudável". "A implementação do projeto é feita com a dinamização de sessões em sala de aula e sessões em contexto de clube (adesão facultativa) em torno dos temas/problemas identificados pelos alunos e alunas", acrescenta a autarquia.
A cerimónia de entrega dos prémios, aos quais concorreram 120 candidatos de todo o país, decorreu em Oeiras.