É inaugurada, nesta quinta-feira, a Casa da Trilobite e do Património Geológico, em Valongo. Trata-se, diz a Câmara, de um "um novo projeto dedicado à promoção das marcas identitárias do concelho que incluem a icónica trilobite".
Corpo do artigo
“A Casa da Trilobite e do Património Geológico resulta da valorização e adaptação do espaço expositivo/museológico da Casa-Museu Dias de Oliveira, tendo como principal objetivo transformar esta ‘Casa’ numa referência incontornável para divulgação, investigação e salvaguarda do importante património geológico e paleontológico da região, tanto a nível local como nacional”, salienta o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em comunicado municipal. "Este projeto é o corolário do trabalho desenvolvido ao longo dos anos em torno da logomarca trilobite e do seu rasto de história”, acrescenta.
O novo espaço dedicado ao Património Geológico e Paleontológico de Valongo terá uma exposição permanente, "que convida à realização de uma viagem imaginária no tempo geológico, dando a conhecer a história geológica de Valongo e uma sala multiusos destinada ao estudo e investigação, com acesso a bibliografia científica e outros trabalhos desenvolvidos da região e em Portugal, nos domínios da geologia e paleontologia".
A Casa da Trilobite e do Património Geológico terá também uma sala laboratório de conservação e restauro, "para a preparação, conservação e acondicionamento da coleção paleontológica do Município de Valongo, bem como das doações de fósseis de outras entidades e particulares e também dar apoio ao estudo de novas amostras e contribuir para o conhecimento científico".
Um pátio exterior para atividades lúdico-educativas, com uma caixa de areia para a "descoberta de fósseis (réplicas)", o jardim paleobotânico "com espécies de plantas consideradas “fósseis vivos”, e o jardim geológico "com amostras de rochas das diferentes formações geológicas do concelho" são outras atrações.
Localizado na Rua Dias Oliveira, o novo espaço funcionária de terça a sexta, das 9.30 às 12.30 e das 14 às 17 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 9.30 às 13 horas. Às segundas feiras, estará encerrado.