Educação e formação, emprego e empreendedorismo, sustentabilidade e mobilidade, estilo de vida saudável, cidadania e participação, emancipação e habitação, cultura e lazer são as áreas em destaque no Plano Municipal de Juventude de Valongo, que projeta medidas para os próximos 10 anos.
Corpo do artigo
O plano foi aprovado por unanimidade pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Valongo, já se encontrando em vigor. Surgiu de um processo participativo, que teve o apoio de diversas entidades (incluindo o Programa Erasmus+ com o projeto KA154 – “Empoderar as Vozes Jovens”) e "tem um período de vigência definido a 10 anos", ou seja, até 2034. Ao longo do tempo, há planos de ação para concretizar em dois anos, de modo a chegar aos objetivos definidos, refere nota de imprensa do município.
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, considera que o plano constitui “um marco significativo na trajetória de inclusão, inovação e progresso, organizando a intervenção municipal na área da Juventude para os próximos 10 anos”. O autarca acrescenta que, com este projeto, pretende-se “reduzir o isolamento e fomentar um sentimento de pertença e comunidade entre os jovens, promover a inclusão e a criatividade” e iniciativas para fomentar a educação, o emprego, a saúde e o bem-estar. José Manuel Ribeiro acrescenta as vantagens que o plano terá para a restante população, ainda que seja direcionado para os mais jovens.
O plano pretende “ser uma das principais ferramentas para a conceção de políticas públicas e programas para a juventude, visando o desenvolvimento de uma nova cultura de participação juvenil nos processos de tomada de decisão a nível local”.
O documento esté disponível para consulta no site da autarquia.