Valongo quer garantia do Governo de financiamento para obras em centros de saúde

Presidente da Câmara reuniu-se com ministra da Saúde
Foto: Câmara de Valongo
O presidente da Câmara de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, reuniu-se com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, no sentido de garantir financiamento para obras que podem ficar sem verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em causa estão a construção do novo Centro de Saúde de Ermesinde, na zona da Gandra, já em curso, e a requalificação do Centro de Saúde de Valongo.
Estes dois "investimentos estruturantes" podem perder o financiamento do PRR caso não sejam cumpridos os prazos definidos no calendário daquele instrumento de apoio. "Perante este enquadramento, o presidente da câmara quis obter garantias claras de que o Governo assegurará os recursos financeiros necessários para a concretização das obras, mesmo que se verifique que a execução já não pode ser concretizada através do PRR", indica um comunicado do município.
"A ministra indicou que a tutela está a finalizar as soluções que permitirão prosseguir os investimentos em equipamentos essenciais, como é o caso dos centros de saúde novos ou em requalificação", acrescenta o documento.
A autarquia garante que irá "acompanhar de perto este processo, mantendo um diálogo permanente com o Governo, com o objetivo de garantir que investimentos estruturantes na área da saúde não ficam comprometidos e que as legítimas expectativas da população são plenamente salvaguardadas". E acrescenta que, além dos projetos referidos, "irá prosseguir com a requalificação dos centros de saúde de Sobrado e da Bela".

