O prédio de Ricardo Robles, em Alfama, foi grafitado com slogans tipicamente usados pelo Bloco de Esquerda. O imóvel está no centro de uma polémica com o vereador do BE.
Corpo do artigo
9650270
"Aqui podia morar gente", o slogan em que o Bloco de Esquerda apostou há alguns anos é apenas uma das frases grafitadas nas paredes do prédio da Rua Terreiro do Trigo, do número 6 ao 26, no bairro típico de Alfama, em Lisboa. Numa das paredes foi pintado o símbolo do partido - uma estrela com cabeça, a vermelho, criada em 1999, aquando da fundação do BE.
9649722
Este ato acontece quando Ricardo Robles, vereador da Educação e Direitos Sociais da Câmara de Lisboa, que permite ao socialista Fernando Medina ter a maioria do Executivo, se vê a braços com a polémica sobre a alegada especulação imobiliária levada a cabo por si, ao tentar vender por quase seis milhões de euros um imóvel que foi comprado à Segurança Social por 347 mil euros.
9647581
O bloquista, sempre muito crítico da especulação imobiliária na cidade e da concentração do alojamento local nos bairros típicos de Lisboa, assegurou, na sexta-feira, que vai colocar no mercado de arrendamento parte do edifício. A outra parte é propriedade da irmã, que mantém a intenção de venda.
O imóvel foi comprado em abril de 2014, por Ricardo Robles e a irmã Lígia Robles. A reabilitação do prédio aconteceu após a saída de quatro de cinco inquilinos, sendo que no caso de um deles - o restaurante "Pão e Manteiga" - está ainda pendente na Justiça um litígio sobre a indemnização a dar por Robles ao proprietário. O bloquista entregou cinco mil euros ao inquilino desse estabelecimento comercial, mas o comerciante exige 120 mil euros.