Vão nascer cinco torres onde existiam as do Aleixo: um dos prédios será dos mais altos do Porto
A Câmara do Porto aprovou discussão pública sobre área do projeto para antigo bairro. Construção em altura permite parque verde.
Corpo do artigo
A zona do antigo Bairro do Aleixo, na freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto, que goza de vistas privilegiadas sobre o rio Douro, vai voltar a ter cinco torres, a mais alta com 21 andares, tornando-se num dos edifícios mais altos da cidade. A proposta de delimitação da área a intervir e a abertura do período de discussão pública do projeto foram aprovadas na reunião pública extraordinária da Câmara do Porto realizada ontem. CDU e PS abstiveram-se.
Numa área com 66,5 mil m2 - entre a cota ribeirinha e a Rua da Arrábida - está prevista a construção de cinco torres (três com 12 pisos, uma com 14 e outra com 21 andares), três edifícios entre os três e os nove pisos e um outro mais pequeno, que se juntam a dois imóveis já existentes, um dos quais terá ampliação. No miolo deste terreno será criada uma zona verde, com 24 mil metros quadrados.