
Furacão "Lorenzo" afetou Açores
Rafael Marchante/Reuters
A passagem do furacão "Lorenzo" nos Açores deixou algumas freguesias de cinco ilhas sem eletricidade, sendo que parte da vila das Lajes, nas Flores, está sem energia.
Corpo do artigo
Após ponto de situação às 9 horas (10 horas em Portugal continental), fonte da Eletricidade dos Açores (EDA) adiantou à Lusa que na ilha Graciosa (grupo Central) a freguesia da Guadalupe "ainda não tem energia".
Também no grupo Central, na ilha de São Jorge, a freguesia do Topo "ainda não tem energia" e na ilha do Pico a zona mais afetada é o concelho da Madalena, de acordo com a mesma fonte.
11361224
11361426
Já na ilha do Faial, na freguesia da Feteira e em parte das freguesias de Castelo Branco e Cedros ainda não foi reposta a energia.
Segundo a mesma fonte, nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Corvo a energia elétrica "está em funcionamento normal".
A empresa avança estar a desenvolver "todos os esforços para a rápida reposição do fornecimento de energia elétrica às populações", adiantando que a operação "apenas está a ser dificultada pelas condições atmosféricas que ainda se fazem sentir nas várias ilhas".
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que "evite circular e que esteja atenta às informações e indicações da Proteção Civil, adotando as medidas de autoproteção".
A rajada de vento máxima registada pelo IPMA foi de 163 km/h, às 8.25 horas, no Corvo.
11361678
