Um sismo de 2.9 na escala de Richter foi registado este domingo de madrugada ao largo da Graciosa, nos Açores, além de outros 16 registos de baixa magnitude.
Corpo do artigo
Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, que reporta informação do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), "foi registado às 03.45 horas de hoje [mais uma hora em Portugal] um evento com magnitude 2.9 na escala de Richter e epicentro a cerca de sete quilómetros a oeste de Luz, na ilha Graciosa".
De acordo com a informação disponível, "o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli Modificada em Guadalupe, na Graciosa", refere a Proteção Civil.
"O CIVISA informa ainda que, entre as 01.18 horas de sábado, 5 de dezembro, e as 10.50 horas de hoje, foram registados 16 eventos na mesma região epicentral, com os epicentros a definirem uma faixa de direção nordeste-sudoeste", adianta a Proteção Civil.
Esta zona "foi já palco de significativa atividade sísmica no passado, destacando-se a crise sísmica de março de 2012, durante a qual foram registados 300 eventos, na sua maioria de magnitude inferior a 2.0", refere a mesma nota.
As autoridades regionais acrescentam que continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados se necessário.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o sismo não causou danos pessoais ou materiais.