Vasco Ribeiro nega "agressão gratuita" a Filipe Araújo e demite-se da candidatura do PSD
O responsável pela comunicação da candidatura do PSD à Câmara do Porto e braço direito de Rui Moreira no último mandato, Vasco Ribeiro, anunciou a demissão do cargo na sequência da acusação da agressão ao ex-vice-presidente e candidato independente à Autarquia, Filipe Araújo.
Corpo do artigo
Contactado pela agência Lusa, Vasco Ribeiro disse ter havido insultos e empurrões de parte a parte e avançou que pediu a demissão da candidatura de Pedro Duarte. O JN tentou, sem êxito, contactar Vasco Ribeiro por diversas vias mas, até ao momento, não obteve resposta.
Numa nota publicada na sua conta pessoal de Facebook, Vasco Ribeiro desmentiu a acusação de Filipe Araújo, que esta manhã emitiu um comunicado a informar que tinha sido agredido pelo responsável pela comunicação da candidatura social-democrata à Câmara do Porto, na zona VIP do Primavera Sound. "Nego e repudio categoricamente a acusação que me é feita de agressão gratuita ao Eng. Filipe Araújo. O que ocorreu na noite anterior, e do qual não me orgulho, foi uma discussão acalorada em torno de um antigo assunto relacionado com a minha saída da Câmara Municipal do Porto, que degenerou em insultos e empurrões de parte a parte", alega.
Assegurando que vai apresentar queixa pelas agressões de que diz ter sido alvo, Vasco Ribeiro escreve que, apesar de o episódio não estar relacionado com as candidaturas de Filipe Araújo e Pedro Duarte, entendeu, "por sentido de responsabilidade, apresentar a demissão da direção de campanha". "Tudo o resto não passa de uma vil tentativa de arrastar para a política aquilo que não é da política, mas sim da honra e da verticalidade com que sempre pautei a minha conduta", pode ler-se.
Pedro Duarte repudia "atitude indefensável"
"Na sequência dos acontecimentos ocorridos esta quinta-feira à noite, no Festival Primavera Sound, e tornados públicos na manhã desta sexta-feira, venho, enquanto candidato à Câmara Municipal do Porto, afirmar de forma clara e inequívoca o meu total repúdio por qualquer forma de violência, física ou verbal, no espaço público ou privado", começou por reagir Pedro Duarte. O candidato do PSD à autarquia portuense considerou a "atitude indefensável" de Vasco Ribeiro "não reflete, de forma alguma, os valores" que defende nem a postura que quer "para esta candidatura e sobretudo para a cidade".
"A violência nunca será uma forma legítima de resolver qualquer tipo de divergência", acrescentou, aceitando a saída do até agora responsável pela comunicação da sua candidatura. "Com este gesto, consideramos o assunto encerrado, com a devida seriedade e responsabilidade que a situação exige. A nossa candidatura continuará o seu caminho com serenidade, respeito e com o foco absoluto na construção de um Porto mais justo, mais próximo e mais forte", pode ler-se.
Agressões durante o Primavera Sound Porto
O vice-presidente da Câmara do Porto e candidato independente à presidência da autarquia, Filipe Araújo, disse hoje ter sido agredido por Vasco Ribeiro, ex-chefe de gabinete de Rui Moreira e atual responsável da comunicação da candidatura do PSD ao município, liderada por Pedro Duarte. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira, na tenda VIP do festival de música Primavera Sound, que está a decorrer no Parque da Cidade portuense.