O ministro das Infraestruturas, João Galamba, defendeu hoje que os problemas de trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, devem ser analisados "olhando para o sistema de transportes como um todo".
Corpo do artigo
"Aí não são questões de reposição de justiça territorial, são considerações de outra natureza, igualmente importantes, que devem ser analisadas olhando para o sistema de transportes como um todo", disse hoje João Galamba aos jornalistas, num 'briefing' do Conselho de Ministros, após ser questionado acerca dos problemas de trânsito na VCI.
Hoje, o Governo anunciou que vai baixar em 30% as portagens em várias ex-SCUT (Autoestradas Sem Custos para o Utilizador) do interior e Algarve, anunciou a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estando em causa a A22, a A23, a A24, a A25, a A4, a A13 e a A13-1.
Na quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse ao JN exigir "medidas urgentes" para aliviar o trânsito na via circular interna da cidade, como a alteração das portagens nas vias alternativas e que lhe dão acesso, como a Circular Regional Externa do Porto (CREP, A41), A43 ou A4, de forma a reduzir o tráfego na VCI.