O homem que ficou ferido, na quarta-feira, nas Cascatas do Tahiti continuava em observações, no Hospital de Braga, para onde foi transportado depois ter sofrido politraumatismos, na sequência de uma queda de sete metros, no Poço da Ramóia, localidade de Ermida, na freguesia de Vilar da Veiga, em Terras de Bouro. O Município já está a tomar medidas.
Corpo do artigo
Fernando Reis, de 50 anos, casado, residente em Almada, feriu-se na presença da mulher e dos três filhos, tendo sofrido fraturas na cabeça e nos membros superiores, além de diversas escoriações.
O acidente deixou em estado de choque não só os seus familiares, como os veraneantes que se encontravam a refrescar-se em Fecha de Barjas, mais conhecidas por Cascatas do Tahiti, constituindo o segundo caso numa semana em tais quedas de água.
Recorde-se que um rapaz de 13 anos, do Porto, feriu-se igualmente no Poço da Rambóias. Mais acima, nas Cascatas do Arado, também houve um acidente com uma criança, uma menina de 10 anos, que também reside no Porto: escorregou, perto do local onde faz hoje três meses um homem morreu numa queda de 30 metros à frente do filho de 18 anos, quando fotografava o Rio Arado. Por essa razão, a Câmara Municipal de Terras de Bouro já colocou vedações em madeira no alto da escadaria em pedra rústica que dá acesso das Cascatas do Arado para as Sete Lagoas, em direção ao Miradouro da Pedra Bela.
Nas Cascatas do Tahiti foi já instalado uma escadaria em pedra, por iniciativa dos Baldios de Ermida, para minorar os casos de ferimentos graves naquela área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Face aos últimos acidentes, há quem se desloque para a Lagoa de Fafião, situada a menos de um quilómetro das Cascatas do Tahiti, no limite entre Terras de Bouro e Montalegre, onde passa o Rio Toco, uma vez que são consideradas mais seguras que as do Tahiti e Arado.
O Posto da GNR da Vila do Gerês tem patrulhado a zona e o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso ainda recentemente fez uma ação de sensibilização naquelas zonas.