Estrutura fabricada pela Arsopi tem a Bélgica por destino. Transporte termina esta noite.
Corpo do artigo
Tem cerca de 55 metros de comprimento e 4,5 de diâmetro, é apresentada como a maior coluna de aço já fabricada em Portugal e vai demorar duas ou três noites para fazer 55 quilómetros até ao Porto de Leixões, com destino à Bélgica. Saiu quarta-feira à noite da metalúrgica Arsopi, em Vale de Cambra.
Já em 2014, a empresa tinha produzido uma coluna de comprimento semelhante para uma plataforma petrolífera no mar do Norte, apontada como a maior produzida no país. Agora, a nova peça, que servirá uma fábrica de fraldas belga (para produção de absorventes), tem quase o triplo do diâmetro, o que traz constrangimentos de transporte acrescidos.
Só para sair da metalúrgica em camião e completar de imediato uma manobra de 90 graus na rotunda de saída da cidade foram necessárias cerca de 4.30 horas, segundo Manuel António Tavares, da direção administrativa da Arsopi. "É a maior coluna já produzida em Portugal", assevera.
Também o pórtico de acesso à fábrica teve que ser demolido, para a passagem da peça. Daí que a viagem até ao porto de Leixões seja acompanhada por quatro viaturas e cerca de 20 pessoas, entre profissionais da empresa - para a remoção de obstáculos, como sinais, e subsequentes reparações necessárias à passagem do camião -, técnicos da transportadora e batedores do destacamento de trânsito da GNR, explica o responsável.
Dois dias , três noites
Em princípio, o percurso será realizado pela A32, desde o nó de Pindelo (Oliveira de Azeméis), que liga rapidamente a Vale de Cambra. Como a peça só pode circular durante a noite, entre as 21 horas e as 6 horas, "deverá demorar duas ou três noites a fazer os 55 quilómetros até Leixões", donde seguirá em navio fretado até ao porto de Antuérpia, explica Manuel António Tavares. Depois, necessitará novamente de transporte especial por terra, mas por poucos quilómetros, até à localidade de Zwijndrecht.
Em aço inoxidável e duplex, a coluna levou cerca de oito meses a ser fabricada.
Oito meses a ser produzida
A coluna esteve em produção durante oito meses na fábrica de Vale de Cambra, que ocupa mais de 140 mil metros quadrados e emprega cerca de 400 operários.
Faturação de 30 milhões
Os produtos na Arsopi podem pesar até 180 toneladas e são encomendados sob as especificações de clientes de mais de 100 países. Em 2015, a unidade teve uma faturação na ordem dos 30 milhões de euros.