Uma vela acesa dentro de uma autocaravana estacionada no Parque de Campismo de Quarteira pode ter sido a causa do incêndio que matou esta quarta-feira um casal de holandeses e deixou em cinzas a viatura, adiantou o gerente do parque.
Corpo do artigo
O gerente do Parque de Campismo e Caravanismo de Quarteira, José Luís Chaves, informou que as autoridades estão a investigar a morte do casal holandês, mas, com base em dados recolhidos junto de campistas, o rastilho para o incêndio poderá ter sido uma vela que o casal costumava ter acesa na autocaravana, adiantou.
"As botijas de gás estão intactas", referiu ainda o gerente, acrescentando que a explosão que se ouviu no parque foi dos pneus da autocaravana.
Ao que indicam as primeiras investigações, as vítimas não estavam a dormir, porque os dois corpos foram encontrados "no sentido oposto do quarto" e por isso devem ter-se apercebido do incêndio, explicou o mesmo responsável.
"Ainda se partiram as janelas para retirar o casal, mas não foi possível retirá-lo", lamentou o gerente, observando que nestes casos, ou os incêndios são dominados logo no início, ou é "quase impossível" extinguir.
Estava previsto que o casal holandês, dois reformados de cerca de 70 anos, ficasse alojado até Abril naquele parque de campismo, já que costumava passar temporadas de três ou quatro meses no Algarve.
O incêndio deflagrou às 06:30 e foi dominado meia hora mais tarde, segundo adiantaram os bombeiros, que estiveram no local com nove homens apoiados por dois veículos.
"Os corpos carbonizados foram retirados do local do incêndio pelas autoridades policiais e a família do casal já foi avisada através da Embaixada da Holanda", acrescentou o gerente.
O Parque de Campismo e Caravanismo tem como regra de segurança colocar as caravanas a uma distância de dois metros entre elas, para prevenir a propagação de incêndios.
O Parque de Campismo de Quarteira, junto à Ribeira de Almargem, tem cerca de 30 anos, mas, segundo o gerente, vai ser relocalizado no futuro para uma outra zona de Quarteira.
Cerca de 200 utentes estavam hoje no parque.