
Veleiro preso no areal
Foto: Carlos Barroso/Lusa
Um veleiro de bandeira neerlandesa, com dois tripulantes a bordo, encalhou na manhã desta segunda-feira, na praia da Nazaré, desconhecendo-se as causas que estão na origem da ocorrência, revelou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A AMN conta que, na sequência de um alerta recebido pelas 6.30 horas, foram de imediato ativados tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e elementos do Comando Local da Polícia Marítima da Nazaré. "À chegada ao local, constatou-se que os dois tripulantes do veleiro se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica", informa a autoridade.
Durante a manhã, o veleiro foi removido da praia e rebocado para o porto da Nazaré. O proprietário, informa a Autoridade Marítima, foi notificado que só poderá voltar a navegar depois de ser alvo de uma vistoria, a fim de garantir as condições de navegabilidade da embarcação.


Fotos: Carlos Barroso/Lusa
Quatro resgatados ao largo da Comporta
No domingo, quatro pessoas foram resgatadas de manhã, deppis de a embarcação de recreio onde seguiam ter ficado sem propulsão devido a uma avaria no motor, ao largo da Comporta, informou a AMN.
Na sequência de um alerta recebido pelas 11.20 horas, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram de imediato ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Sesimbra e elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Setúbal.
"À chegada junto da embarcação, constatou-se que as quatro pessoas se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tendo sido prestado o devido apoio no regresso, uma vez que constituía perigo para a navegação e para o ambiente", refere um comunicado da AMN.

