
No interior da estação não há registo de estragos
Foto: Mário Vasa
O vento forte que se faz sentir sobre Lisboa arrancou, na manhã desta quarta-feira, uma grande parte do telhado de alguns armazéns da Estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Alguns carros estacionados no local foram atingidos, mas não há feridos. Alexandre Rodrigues, comandante do Regimento de Sapadores de Lisboa, diz que poderá ter sido o resultado de um minitornado.
Corpo do artigo
Alexandre Rodrigues explicou que a ocorrência terá ficado a dever-se "uma rajada convectiva" mais localizada naquela zona, que "não terá atingido outras zonas da cidade",
Questionado sobre uma eventual falha de manutenção, o responsável foi perentório em negar essa hipótese. "Parece que mesmo foi devido a condições meteorológicas, portanto, fora de normal, que afetaram aqui a estrutura", referiu.
A fonte do Regimento de Sapadores de Lisboa adiantou ainda que o alerta foi dado pelas 11 horas desta quarta-feira e que a rua está interdita ao trânsito, encontrando-se no local oito operacionais, apoiados por duas viaturas.
Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) explicou à agência Lusa que "parte do telhado, que faz parte da estação, mas fica junto àquilo que chamamos de linha 13, soltou-se e caiu sobre viaturas estacionadas na Rua da Bica do Sapato/Calçada de Santa Apolónia".
No local, os operacionais estão vários operacionais, a proceder à remoção dos destroços da estrutura que desabou sobre os carros, uma operação que de deve prolongar por várias horas.

Foto: Mário Vasa
Circulação de comboios não foi afetada
A mesma fonte da IP acrescentou que, tendo em conta a previsão da continuação do mau tempo, inclusive com avisos de agravamento, está a ser feita uma avaliação da estrutura que não derrocou, de forma a retirar alguns materiais, que possam representar perigo,.
No interior da estação não há registo de estragos. Ao local acorreram também proprietários dos automóveis atingidos, para se inteirarem dos prejuízos sue sofreram.
Entretanto, fonte da Infraestruturas de Portugal confirmou ao JN que a parte da estação que ficou sem cobertura é "usada como apoio ao serviço ferroviário", mas não afeta a normal circulação de comboios, pelo que estes estão a circular com normalidade.
Relativamente às prioridades no terreno, salientou que os trabalhos estão a ser orientados para permitir a desobstrução da via o mais rapidamente possível, o que passa pela remoção das chapas do telhado que caíram e atingiram os automóveis.
Aviso laranja para a madrugada
Esta ocorrência foi a mais grave registada na zona de Lisboa, na manhã desta quarta-feira, marcada pela chuva e, sobretudo, pelo vento forte.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) advertiu que podem ocorrer inundações e deslizamentos de terras, com o agravamento do estado do tempo em Portugal continental, devido à passagem da depressão Cláudia.
Lisboa está sob aviso amarelo até às 21 horas, passando a laranja, durante a noite e madrugada, até às 9 horas de quinta-feira.

