Vento faz cair caixa de fogo de artifício e provoca explosões em Salvaterra de Magos
Uma rajada de vento "inesperada" fez tombar, este sábado à noite, uma caixa de fogo de artifício, provocando disparos de engenhos pirotécnicos que feriram cinco pessoas. Três foram atingidas pelos projéteis e outras duas precisaram de assistência após a confusão na praça de touros de Salvaterra de Magos.
Corpo do artigo
Todos sofreram ferimentos ligeiros, embora dois tenham necessitado de tratamento no hospital de Santarém. O acidente ocorreu após o desfile das marchas populares, que se realiza há 13 anos consecutivos naquele concelho do distrito de Santarém. A organizadora do festival, a direção da Marcha Popular "Coração do Ribatejo", explica que tudo se deveu a uma "rajada de vento".
Tal como já é "tradição", a organização das marchas lança fogo de artifício no final do evento. Para isso, foram adquiridas duas caixas de engenhos pirotécnicos de venda livre, "similares às utilizadas em festividades de fim de ano".
"Infelizmente, devido a uma rajada de vento inesperada, uma das caixas tombou, fazendo com que os projéteis fossem lançados em direções não previstas. Lamentavelmente, desta situação resultaram três feridos ligeiros, dois dos quais foram encaminhados para uma unidade hospitalar por precaução, enquanto o terceiro foi assistido no local", lamenta a direção da Marcha Popular "Coração do Ribatejo", em comunicado divulgado nas redes sociais. No entanto, de acordo com o chefe de equipa do Comando Subregional da Lezíria do Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, houve mais dois feridos que foram assistidos pelos meios de emergência no local do acidente.
As explosões causaram "momentos de angústia num evento que, até então, decorria com enorme alegria e espírito comunitário". Aliás, os responsáveis pela Marcha Popular "Coração do Ribatejo" lamentam o sucedido e ressalvam que "jamais" tiveram a "intenção de provocar qualquer situação de risco".
O alerta foi dado às 22.42 horas deste sábado, mobilizando para o local 11 veículos e 23 operacionais dos bombeiros de Salvaterra de Magos, Samora Correia e Benavente, bem como elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) e as equipas das viaturas de emergência médica dos hospitais de Vila Franca de Xira e de Santarém.
Danos em roupas
Na sequência da explosão, houve, também, danos em "vestuário pessoal". A organização do evento vai assumir integralmente esse prejuízo.
"A Marcha Popular “Coração do Ribatejo” lamenta, profundamente, o sucedido e manifesta total solidariedade para com os envolvidos. Queremos destacar o papel fundamental e a rápida atuação das equipas de emergência, nomeadamente o Corpo de Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, a VMER, a GNR, a Proteção Civil Municipal e outras entidades presentes, a quem expressamos o nosso mais sincero agradecimento", pode ler-se, ainda, no comunicado daquela instituição, que se mostra totalmente disponível para prestar os esclarecimentos necessários às autoridades e assumir todas as responsabilidades.
Este "infeliz" acidente serve de "aprendizagem" para o futuro, sendo que a Marcha "Coração do Ribatejo" prosseguirá com "o seu trabalho com o mesmo empenho, paixão e respeito pela comunidade".