Uma forte rajada de vento, descrita como um furacão, assolou, esta manhã de sexta-feira, a aldeia de Porto Peles, na freguesia de Nossa Senhora das Neves, no concelho de Beja, mas, apesar do rasto de destruição, não causou vítimas.
Corpo do artigo
O fenómeno aconteceu cerca das 8.20 horas desta sexta-feira, destruiu telhados de habitações, derrubou murros e arrancou árvores. Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, Francisco Pardal, “não há registo de ferimentos em pessoas”.
O JN contactou o comando dos Bombeiros de Beja que ainda não tinha recebido qualquer alerta. Não foi possível o contacto com o presidente da Câmara Municipal de Beja para apurar se o Serviço Municipal de Proteção Civil ia para o terreno.
António Coimbra, proprietário da "Taberna do Cesário", um dos dois restaurantes de Porto Peles, estava no estabelecimento a preparar os almoços e não ganhou para o susto. "Ouvi um barulho estranho e fui à porta. Foi mesmo quando o furacão passava por cima da das habitações. O estabelecimento não sofreu danos, porque passou na rua ao lado, mas o susto foi tremendo", justificou ao JN, acrescentando que vai servir almoços como habitualmente.
Francisco Pardal, presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, localidade que dista cinco quilómetros de Beja e localizada junto à EN260, referiu que "os estragos são só nível de telhados e muros. Não há fundos para este tipo de ocorrências, mas a Junta e a Câmara de Beja poderão ajudar com materiais e mão de obra", concluiu.
O furacão, especifica o autarca, passou numa faixa de 70/80 metros. "Ainda tivemos a sorte de não ter passado pela Casa dos Caçadores, uma habitação em madeira, senão teria desaparecido" rematou. Não há pessoas a necessitarem de ser realojadas e, de imediato, começaram a ser feitos os trabalhos de limpeza das ruas.
Ao início da tarde, a Proteção Civil confirmou outro fenómeno extremo de ventos fortes que provocou danos em casas, barracões, um campo de futebol, postos de eletricidade e queda de árvores em Campo Maior, distrito de Portalegre.