Vento forte na Caparica provoca danos em quartel de bombeiros, bar de praia e feira do livro
O vento forte que se fez sentir durante a madrugada desta terça feira provocou danos na Costa de Caparica.
Corpo do artigo
José Ricardo Martins, presidente da junta de freguesia local, revelou que entre os estragos se contam o destelhamento da garagem das ambulâncias no quartel dos bombeiros de Cacilhas, bem como de um apoio de praia na Praia do Tarquínio, na zona urbana da Costa de Caparica. Também a estrutura da feira do livro na frente ribeirinha ficou destruída.
“Houve um fenómeno de vento muito forte entre as três e as quatro da madrugada desta terça feira, que provocou danos por toda a freguesia e que os bombeiros e a proteção civil estão a resolver”, disse durante a manhã o autarca. Houve registo de quedas de árvores e de postes de telecomunicações por toda a Costa da Caparica.
“As ocorrências relacionadas com quedas de árvores foram já resolvidas e não há perturbações no trânsito, mas há uma zona da freguesia sem comunicações devido à queda de postes de comunicações e que já foi comunicada para ser resolvida”.
No quartel dos bombeiros de Cacilhas, o telhado da garagem das ambulâncias levantou devido ao vento forte. Não há danos nas viaturas e a situação está a ser resolvida. “Não estava ninguém no interior e não houve equipamentos afetados”, disse José Ricardo Martins.
No paredão da Costa da Caparica, o apoio de praia e o restaurante Tarquínio, a primeira estrutura na frente de praia, sofreram danos no telhado. O proprietário afirmou que está-se a proceder à reparação do telhado. Em frente ao restaurante, a estrutura da Feira do Livro, em lona, também desabou devido ao vento forte.
Nas praias, não houve registo de galgamentos costeiros e a circulação pedonal no paredão da Costa de Caparica não está interdita. “Há muita areia nas praias que impede o avanço do mar, mas vamos estar atentos ao desenrolar da situação”, avançou o autarca.
Em toda a região de Setúbal foram registas 72 ocorrências relacionadas com o vento forte e chuva persistente entre as 20 horas de segunda-feira e as dez horas desta terça-feira. Em Sesimbra, uma queda de árvore provocou danos numa viatura estacionada.