Em causa estão suspeitas relativas à atribuição de subsídios a associações desportivas.
Corpo do artigo
Na sequência da notícia publicada pelo JN, no passado dia 17, que dava conta de que uma associação desportiva estava a fazer angariação de militantes para o Partido Socialista, a pedido do vereador com o pelouro do Desporto, Nelson Felgueiras, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, emitiu, hoje, um despacho em que avoca a si todas as competências delegadas no visado.
“Atento o teor da notícia publicada no Jornal de Notícias do passado dia 17, sob o título ‘Associação pede militantes para o PS de Guimarães’ e considerando as suspeitas que a mesma levanta em torno da atribuição de subsídios na área do Desporto”, o presidente da Câmara determina: a realização de uma auditoria interna, a efetuar pela Divisão de Auditoria e Qualidade da Câmara Municipal de Guimarães; avocar todas as competências delegadas no vereador Nelson Felgueiras, “até serem conhecidas as conclusões da referida auditoria, e como forma de assegurar as condições para que a mesma decorra com total isenção; que o vereador passe a exercer o cargo em regime de não permanência.
Subsídios na mira
Segundo comunicado da Câmara Municipal, o objetivo da auditoria é apurar a legalidade do processo de atribuição dos apoios a associações desportivas. Recorde-se que, no caso que o JN trouxe ao conhecimento público, o presidente da Associação de Desportos de Combate KTF, apelava, num grupo de WhatsApp onde estão atletas, pais e treinadores, à filiação no PS, anexando a boletim de inscrição. “Vai haver eleições no partido interno da Câmara [no PS entenda-se] e para tal ele precisa de reunir números [sic]”, lia-se numa das mensagens.
O JN procurou contactar o vereador Nelson Felgueiras depois deste despacho, mas não obteve resposta. O vereador já anteriormente tinha manifestado a sua vontade de só falar sobre o assunto na reunião de Câmara, que se realiza amanhã, quinta-feira.