A 26.ª edição da Viagem Medieval, que termina este domingo em Santa Maria da Feira, registou ontem “67 mil visitantes”. O número “recorde” é avançado pela organização, depois de ter admitido uma quebra de 10% nas visitas até à passada sexta-feira, em relação a 2022.
Corpo do artigo
Com o número de entradas registadas ontem, “o evento bateu recordes de visitação diária, ao registar 67 mil entradas no recinto, superando todos os números desta edição e da anterior”, diz a organização, que espera também para este domingo “mais um dia grande de afluência de público”.
Os números deste sábado “recorde” surgem após o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, ter anunciado uma quebra de 10% de presença de público na presente edição, de acordo com os números disponíveis entre o início do evento medieval e a passada sexta-feira.
Uma diminuição que os responsáveis consideraram normal, lembrando que 2022 foi um “ano atípico”, dada a grande afluência de público a muitas das iniciativas promovidas no país, após a pandemia de covid-19.
Face a 2019, a Viagem tinha registado até à passada sexta-feira, ainda de acordo com o presidente da Câmara Municipal, “um acréscimo de 20%”.
Na presente edição, o público pode usufruir mais comodamente do recinto e das diferentes iniciativas, num espaço mais amplo.
Entre os vários acontecimentos que marcaram a Viagem deste ano, o evento recebeu a visita das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, que aproveitaram a ocasião para falar do seu livro “Uma Aventura na Torre do Tesouro”, inspirado no património material e imaterial de Santa Maria da Feira.
De acordo com a autarquia, o enredo ainda está a ser esboçado pelas autoras da coleção de literatura infantojuvenil portuguesa “Uma Aventura”, mas há “palcos” icónicos do território que serão incontornáveis, como o Castelo da Feira e a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. O livro será lançado em março do próximo ano.
“O castelo em si mesmo é único”, evidencia Isabel Alçada. “Não conheço outro igual em nenhuma parte do mundo”, corrobora Ana Maria Magalhães, adiantando que a dupla de escritoras vai começar a trabalhar no enredo já na segunda quinzena de agosto, para que todos os conteúdos estejam fechados a 21 de dezembro.