A Viagem Medieval em Santa Maria da Feira abriu as candidaturas para artesãos, mercadores, regatões e tabernas que desejem participar na edição deste ano. No total, serão atribuídos cerca de 220 espaços, após um processo de seleção que valorizará a qualidade e autenticidade dos produtos e ofícios recriados.
Corpo do artigo
Segundo a autarquia, as candidaturas para a Feira Franca estão abertas até 16 de março e podem ser submetidas por artesãos de todo o país e do estrangeiro, que desejem promover e comercializar artigos de produção própria.
Também mercadores e místicos podem participar, desde que apresentem produtos e experiências enquadrados no contexto medieval, contribuindo para a recriação histórica do comércio e dos ofícios da Idade Média, assim como para a divulgação do artesanato nacional e internacional.
Os regatões também igualmente inscrever-se na Viagem Medieval, sendo que a sua participação estará centrada em demonstrações de fabrico e na venda de produtos alimentares típicos da Idade Média, dinamizando assim pequenos comércios dentro do recinto do evento.
Para a área alimentar das tabernas, o período de candidaturas decorre até 23 de março. Serão atribuídos 18 espaços dedicados exclusivamente à gastronomia medieval, os quais ficarão a cargo do movimento associativo local.
A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é um dos maiores eventos de recriação histórica da Península Ibérica, atraindo anualmente milhares de visitantes e participantes que mergulham no fascinante universo medieval.