Barcelos vai recuar no tempo até à idade média para se transformar numa cidade medieval ao longo de quatro dias.
Corpo do artigo
A IX edição do Barcelos Cidade Medieval decorre entre os dias 19 e 22 de setembro e leva ao parque da cidade artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.
A recriação começa no dia 19, quinta-feira, com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao parque da cidade. Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.
Já no sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema "Como era Barcelos na Época Medieval?". No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15 horas, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.
Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 comerciantes que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.