A Rota das Amendoeiras regressa, este sábado, às viagens turísticas da CP – Comboios de Portugal para a sua 71ª edição e promete novidades. Os comboios partem de Campanhã, no Porto, rumo ao Pocinho e os preços de bilhetes vão dos 51 aos 76 euros.
Corpo do artigo
Este programa, realizado pela CP Comboios de Portugal, com a parceria da Câmara Municipal de Foz Côa, consiste numa viagem turística entre o Porto e Vila Nova de Foz Côa, tendo a possibilidade de visitar o Museu do Côa para conhecer o património mundial da arte pré-histórica do Vale do Côa e ver a beleza natural das amendoeiras em flor desta região.
A CP Comboios de Portugal introduziu algumas alterações nas viagens deste ano, que se realizam aos sábados e aos domingos nos dias 15, 16, 22 e 23 deste mês e 1 e 2 de março. As novidades deste ano são a introdução de um serviço de cafetaria e bar na carruagem restaurante (é um veículo recuperado pela CP e onde se poderá usufruir de pequeno-almoço a bordo) e a possibilidade de almoçar no Museu do Côa, onde encontrarão um menu elaborado com produtos e iguarias locais.
Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP, sublinha que “este projeto de turismo ferroviário é um dos contributos da CP para a valorização das regiões”. Da mesma forma, acrescenta que “é importante trazer turistas para o Interior, principalmente para territórios com grande valor cultural e histórico, como é o caso de Foz Côa”.
No concelho, começa, esta sexta-feira, a Festa da Amendoeira em Flor, que decorrerá até 2 de março. É a 43.ª edição, que, além de reunir gastronomia, artesanato, cultura, desporto e animação e outros eventos, engloba a nova marca Foz Côa – Capital da Amendoeira em Flor. João Paulo Sousa, presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, acredita que esta parceria traz benefícios à região, admitindo que “é através da cultura que conseguimos atrair gente ao território e alavancar um turismo sustentável e a CP tem sido um parceiro fundamental para isto”.
Visitas guiadas ao amendoal
A viagem será realizada em duas carruagens Schindler, com lugares marcados e janelas panorâmicas para que os participantes possam apreciar a paisagem e as vistas do Rio Douro e os passageiros têm dois programas à escolha, ambos incluindo as visitas guiadas ao amendoal de Castelo Melhor e ao Museu do Côa, bem como todos os transferes necessários.
O programa 1, uma novidade nesta edição, começa o seu percurso com uma visita ao Museu do Côa, seguido de almoço no restaurante Côa Museu (composto por entradas, prato principal, sobremesa e bebida). Contempla tempo livre para visitar a Festa da Amendoeira em Flor e uma visita ao amendoal. Este programa tem um custo de 76 euros para adultos e de 39 euros para crianças dos quatro aos 12 anos.
O programa 2 começa no sentido inverso, com uma visita ao amendoal, tempo para almoço livre e visita à Festa da Amendoeira em Flor e à Vila de Foz Côa, terminando com a visita ao Museu do Côa. Ao regressarem à estação do Pocinho, todos os passageiros, independentemente do programa escolhido, receberão um doce de amêndoa. Com viagens de idad e volta, o programa fica por 51 euros para adultos e 26 euros para crianças dos 4 aos 12 anos
Os preços para grupos de participantes têm desconto.
Os interessados poderão usufruir desta viagem durante três fins de semana (sábados e domingos), entre os dias 15 de fevereiro e 2 de março, com partida da estação de Porto-Campanhã, às 7.25 horas e chegada ao Pocinho (aldeia no concelho de Foz Côa) às 10.48 horas, estando o regresso previsto para as 17.12 horas na estação do Pocinho, terminando em Porto-Campanhã pelas 20.30 horas. Todas as informações, bem como o programa completo, podem ser consultados no site da CP Comboios de Portugal.