
Serviço de passageiros foi retomado há cerca de um mês
Foto: André Rolo
Quase 51 mil pessoas usaram a Linha de Leixões no primeiro mês após a reabertura do serviço de passageiros. Para estimular a procura, a CP vai oferecer viagens gratuitas nos dias 22 e 23 de março.
Corpo do artigo
"Há cada vez mais passageiros a viajar na Linha de Leixões e a tendência é de crescimento. Desde que foi reaberto o serviço, a 9 de fevereiro de 2025, quase 51 mil pessoas já utilizaram o comboio para se deslocar no trajeto que liga a estação de Ovar à estação de Leça do Balio, passando por Campanhã", refere a CP, em comunicado. Ao certo, registaram-se 50844 validações registadas, sendo o apeadeiro do Hospital São João o que tem maior procura.
"Os dados recolhidos pela CP – Comboios de Portugal revelam, ainda, que o pico de procura diária se aproximou, neste primeiro mês, das 2500 validações por dia útil. Os títulos mais utilizados nesta linha são os intermodais", acrescenta a empresa.
“A CP sempre acreditou que esta linha seria bem-sucedida, desde que estivessem garantidos os dois novos apeadeiros, no Hospital de São João e Arroteia, e fossem criadas ligações intermodais”, salienta o presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, citado no comunicado, acreditando que serão superadas as expectativas de procura para o primeiro ano.
Para estimular a procura por esta linha, a CP vai oferecer vouchers para viagens gratuitas na Linha de Leixões nos dias 22 e 23 de março. "A distribuição dos vouchers acontecerá em locais e momentos distintos: na Estação de Porto-Campanhã, no dia 17 de março, das 6.30 às 12.30, e nos dias 21, 22 e 23 de março, das 6.30 às 18.30; e nas estações e apeadeiros da Linha de Leixões, nomeadamente em Contumil, São Gemil, Hospital São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio, nos dias 22 e 23 de março, também das 6.30 às 18.30", pormenoriza a CP.
Cada voucher, que serve como título de transporte, será válido para uma viagem de ida e uma viagem de volta, podendo ser utilizados em qualquer comboio da Linha de Leixões, no percurso entre Campanhã e Leça do Balio.
O serviço de passageiros foi retomado a 9 de fevereiro, mediante um protocolo entre a CP, a Câmara de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal. São disponibilizados 60 comboios nos dias úteis, 30 em cada sentido, com oferta de dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde. Aos sábados, domingos e feriados, circulam 34 comboios, 17 por sentido.
"Esta ligação permite comboios diretos entre Ovar e Leça do Balio, sem necessidade de mudança em Porto-Campanhã, bem como comboios entre Porto-Campanhã e Leça do Balio. Nesta linha ferroviária, entre Porto-Campanhã e Leça do Balio, o comboio efetua paragem em Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio", destaca a CP.

