A câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a abertura de um concurso público internacional para comprar 17 autocarros elétricos para assumir o serviço público de transporte coletivo de passageiros, em 2025.
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O procedimento, com preço base de cerca de 7,1 milhões de euros, prevê a aquisição de 10 autocarros com dimensão standard, cinco autocarros médios e dois minibus, para integrar a nova "Operação Green Bus Viana do Castelo", que o município está a preparar e que contará com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). PSD, CDS e um vereador independente votaram contra. A maioria PS e CDU votou a favor.
A nova frota 100% elétrica deverá ir para o terreno a partir de setembro do próximo ano, altura em que termina a concessão atualmente detida pelo grupo AVIC. Será a primeira vez que aquele município assume o serviço e com recurso a meios próprios.
"O objetivo é continuar a prestar o serviço já anteriormente estabelecido com os seus munícipes, mantendo as sete linhas já existentes e ainda desenvolvê-lo e melhorá-lo com a criação de duas novas linhas e com a modificação de uma das já existentes, de modo a prestar um melhor serviço aos utilizadores", informa a proposta aprovada pelo executivo com maioria do Partido Socialista, liderado por Luís Nobre, que defende esta opção como "mais vantajosa para o município", em detrimento da concessão.
A autarquia apresentou o relatório provisório de um estudo sobre os transportes públicos em Viana do Castelo, que plasma dados sobre a utilização e também sobre a viabilidade económica de ser o município a assumir a operação, com um investimento anual de 7,8 milhões. E que compara "duas opções políticas": "lançamento de concurso para contrato de concessão, com manutenção do atual modelo", com "valor económico negativo em 15.3 milhões de euros", e e opção de "operação interna, com valor económico negativo em 6.8 milhões de euros", com possibilidade de recurso a fundos do PRR, fazendo cair o valor económico negativo para "2 milhões de euros".
O concurso para os 17 autocarros tem um preço base global estimado de 7.157.000, e prevê a aquisição de três lotes: 10 autocarros standard (10-12,5 metros) por cerca de 4,7 milhões, cinco autocarros midi (7-8,5 metros), por 1.8 milhões, e dois mini (até 6 metros) por cerca de meio milhão de euros.
As viaturas com motor 100% elétrico terão uma lotação que varia entre 75 passageiros, 34 passageiros e 18 passageiros. Recentemente, a câmara de Viana do Castelo aprovou também alterações ao seu mapa de pessoal para permitir a contratação de 25 motoristas para operar o transporte público urbano da cidade.