Um mês de animação, com um total de 88 eventos no centro da cidade, a juntar à iluminação de Natal com espetáculos multimédia, já a funcionar desde 17 de novembro, constituem a aposta da câmara de Viana do Castelo em parceria com a associação empresarial local, para atrair visitantes em concorrência com Vigo.
Corpo do artigo
Esta cidade galega tornou-se um forte destino turístico, também para os portugueses, durante a quadra natalícia pela sua imponente iluminação, este ano com 11 milhões de luzes led, e a capital do distrito de Viana do Castelo, quer posicionar-se na mesma rota do lado de cá da fronteira.
Em conferência de imprensa esta terça-feira, para apresentar o conjunto de iniciativas do programa "Viana Coração do Natal", 8 de dezembro a 7 de janeiro, o autarca local, Luís Nobre, anunciou o que considera ser "uma programação de excelência" que representa um investimento de 350 mil euros e pretende, neste período, juntar "os vianenses na rua e os turistas". E também levar Viana do Castelo "a fazer parte da rede de cidades que cuidam da sua programação" e "constroem ambiente" natalício no espaço público.
"Queremos pertencer a essa rede. Ser os melhores de Portugal e os melhores da euro-região, embora tenhamos aqui grandes dificuldades em competir com a vizinha Vigo, mas naturalmente não perdemos essa ambição e quem sabe com o tempo e com esta consistência", declarou Luís Nobre, referindo, por outro lado, que "o que interessa é engrandecer e fazer crescer o que é nosso. Não queremos ser cópia de ninguém. Queremos ser autênticos".
A animação de Natal que resulta de uma parceria há quatro anos consecutivos entre a câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), inclui, além da iluminação em 30 arruamentos, largos, praças, monumentos e entradas da cidade, e espetáculos multimédia de hora a hora a partir das 18 horas, eventos por toda a zona histórica. Uma Praça Natal (Praça da República) e um mercado de Natal, com 45 tendas, pista de gelo, mini-comboio, carrossel, animação circense, espetáculos infantis e música, desde concertos alusivos à época a um "moon set" (tipo 'sun set' para a população jovem), marcam a programação. Um dos pontos altos será a chegada do Pai Natal, com um concerto de Áurea no dia 17 de dezembro.
Segundo Manuel Cunha Júnior, presidente da AEVC, estão previstos concursos, um deles com 11 prémios na forma de vouchers para consumo no comércio local, e um de montras para os próprios estabelecimentos. Comentou que as iniciativas de Natal, dirigidas sobretudo às famílias e público infantil, "visa trazer consumo e vida ao comércio de Viana do Castelo". Lembrou que em 2022 afluíram excursões àquela cidade, nomeadamente, "três autocarros de Barcelona". "Isso é o reflexo da boa ação", concluiu.