Agrupamento de escolas de Barroselas, em Viana do Castelo, posicionou-se na 74ª posição, sendo a melhor escola pública do concelho.
Corpo do artigo
Os 19 alunos que no ano letivo 2021/2022 concluíram o 12º ano Agrupamento de Escolas de Barroselas, em Viana do Castelo, entraram todos na universidade, a maioria na sua primeira escolha de curso. E com boas notas.
Segundo a diretora daquele agrupamento, Conceição Cancela, foi essa fornada de estudantes "aplicados, que sabem o que querem e lutam pelos seus objetivos", que fez com que a EB Secundária de Barroselas, saltasse para uma posição cimeira no ranking escolar geral tanto a nível nacional (74ª), como na região onde está inserida. Posicionou-se como primeira escola pública do concelho de Viana do Castelo e segunda do distrito (Alto Minho), sendo apenas superada pela Escola Secundária de Ponte de Lima que ficou em 67º lugar do ranking.
"Os alunos de cá têm objetivos e querem mesmo seguir para a universidade", afirma Conceição Cancela, atribuindo o bom resultado do ranking a fatores como "medidas de promoção de sucesso, ambiente seguro, proximidade e atenção ao aluno, e estabilidade do corpo docente". "Como não somos uma escola muito grande, há uma grande proximidade. Os alunos conhecem os professores há muitos anos. Alguns do ensino secundário, foram seus professores no básico.
Luana Azevedo, 15 anos, e Ana Ferreira e Simão Sá, de 16, são colegas de uma turma de Ciências e Tecnologia, no 10º ano. Já sabem o que querem seguir: Luana, investigação criminal, Simão, fisioterapia e Ana, bioquímica. Enaltecem o lugar no ranking conquistado pela sua escola "pequena". Os dois primeiros fizeram ali todo o percurso escolar, Ana veio do Brasil.
16532959