A cidade de Viana do Castelo é, a partir desta quinta-feira, membro da Rede das Vilas e Cidades que Caminham em Portugal. Assinalou o facto ao içar a bandeira da rede, fundada em 2022 pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), em parceria com a sua homóloga espanhola.
Corpo do artigo
A rede em Espanha é presidida pelo município de Pontevedra (Galiza), que tem vindo a afirmar-se como uma referência na mobilidade urbana, sustentabilidade a nível mundial, e foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como "uma das cidades mais amigáveis do mundo".
"É importante ter este assunto no nosso dia a dia, no trabalho do executivo municipal. Para isso temos já um projeto de mobilidade urbana sustentável a ser desenvolvido pela equipa de Paula Teles [presidente do ICVM]", declarou a vereadora Planeamento e Gestão Urbanística, Proteção Civil, Ambiente, Transição Climática e Mobilidade, Fabíola Oliveira, adiantando que o objetivo do plano em elaboração "é tornar a cidade mais sustentável e mais viável para o peão".
Segundo Paula Teles, presente na cerimónia do içar da bandeira, após assinatura de protocolo de adesão de Viana do Castelo à Rede das Vilas e Cidades que Caminham, passam a ser 45 cidades e vilas portuguesas aderentes à rede, enquanto que em Espanha o número de adesões supera a centena.
"Num anos temos 45 assinaturas feitas e quase outras tantas para avançar, num país que só tem 300 municípios. Portanto, se um dia tivermos cem será um 1/3 do país, o que já poderá dar algum reforço a esta missão", disse a presidente do ICVM, lembrando que, neste momento, está a decorrer a Semana Europeia da Mobilidade, e em Portugal está a ser vivida em "80 cidades", incluindo Viana do Castelo.
De acordo com Pedro Silva, coordenador da rede, em novembro deste ano decorrerá no Porto o congresso nacional da Rede das Vilas e Cidades que Caminham em Portugal, que servirá de espaço de debate sobre questões da mobilidade, onde são apresentados exemplos de "boas práticas". O responsável recordou ainda que, em outubro, se realizará em Valladolid o congresso da rede espanhola, que passou recentemente a premiar também projetos de mobilidade sustentável portugueses.