A Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, a adjudicação de empreitadas de requalificação de dois bairros na freguesia de Areosa, e a abertura de concurso para a realização de obras em urbanizações de Castelo de Neiva e Barroselas, num investimento global de cerca de quatro milhões de euros.
Corpo do artigo
Segundo o autarca local, Luís Nobre (PS), atualmente, naquele concelho, "está em execução um investimento de 16 milhões de euros", abrangendo um total de "270 frações", entre "intervenções de requalificação e beneficiação ou construção de novas", em urbanizações municipais de Areosa, Darque, Perre, Alvarães, Castelo de Neiva e Barroselas. As obras integram a Estratégia Local de Habitação 1º direito, que, no seu todo, prevê "a execução de investimento total de 48 milhões de euros, para beneficiar habitações de 641 agregados".
"Estamos a dar continuidade ao nosso trabalho que é intervir em todo o nosso parque habitacional, no plano da reabilitação, mas também construir novas frações no sentido de dar resposta a necessidades que foram identificadas", declarou o presidente da Câmara, no final da reunião quinzenal do executivo, onde foi aprovado o contrato de adjudicação de uma obra, no valor de 1,029 milhões de euros, no bairro do Meio, em Areosa. Uma intervenção que será executada no prazo de um ano e meio e vai beneficiar 32 agregados familiares. Foi ainda aprovado contrato de obra na urbanização municipal do Malhão, na mesma freguesia, no montante de 1,447 milhões de euros, com um prazo de execução idêntico e que beneficiará 48 agregados familiares.
Para a recuperação dos bairros de Sendim de Baixo, em Castelo do Neiva (Lote 1) e do Lugar do Souto, Barroselas (Lote 2), ambos com 12 frações, foi aprovada abertura de concurso com um valor global que ascende a mais de 1,427 milhões de euros.