A câmara de Viana do Castelo anunciou esta sexta-feira um investimento de cerca de um milhão de euros na transição digital do comércio e serviços da cidade.
Corpo do artigo
O projeto, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está a ser desenvolvido em consórcio com a associação empresarial local. E, de acordo com informação divulgada em conferência de imprensa, tem por objetivo "tornar o centro histórico mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana".
O projeto foi candidatado à iniciativa Bairros Comerciais Digitais do PRR em 2022. Implicou, numa primeira fase, a realização de um inquérito em 421 estabelecimentos de comércio e serviços na zona histórica.
De acordo com o diagnóstico final, "mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local".
"Mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios", descreve ainda.
Viana do Castelo ficou em 3.º lugar, entre 160 candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais do PRR de várias cidades do país.
Entre outras ações, o projeto prevê a existência de uma loja central que "servirá como unidade de gestão e monitorização", e ainda "utilização de sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências". Além de "serviços e equipamentos" orientados para o consumidor, como "montras digitais, mobiliário urbano inovador e expansão da rede pública de acesso à internet".