A Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, por unanimidade a manutenção do apoio às taxas da feira concedido durante a pandemia.
Corpo do artigo
Após o protesto dos feirantes, face à iminência do fim do desconto de 50% que vigorava, como forma de incentivo à atividade, a autarquia decidiu manter esse apoio, mas, nos meses de maior movimento, a redução passará para 25%.
A vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos, Carlota Borges, explicou em reunião quinzenal que a medida trata-se de "um acordo de transição", alcançado após reunião com os feirantes, que prevê uma redução da taxa por feira de 50%, nos meses de mais baixa atividade, e de 25%, "nos meses mais movimentados, entre abril e setembro". Indicou ainda que a Câmara vai manter um apoio aos vendedores do mercado municipal, que contempla "uma redução de 50% todo o ano". A medida mereceu o aplauso dos vereadores da oposição (CDU, CDS e PSD).
A feira semanal, à sexta-feira, de Viana do Castelo, possui atualmente cerca de 200 lugares.
Os feirantes protestaram recentemente junto da Câmara Municipal de Viana do Castelo o fim do apoio concedido pela autarquia por causa da pandemia, que se traducia numa reduçãode 50% das taxas de ocupação da feira semanal. Durante o pico da covid-19, o município concedeu isenção e, posteriormente, com o regresso à "normalidade", os feirantes passaram a ter de pagar metade do valor aplicado até 2020.