A Câmara de Viana do Castelo vai oferecer á população, a partir de sexta-feira, pinheiros naturais para o Natal. A oferta já se tornou uma tradição do município na quadra natalícia.
Corpo do artigo
O Horto Municipal de Viana do Castelo, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, aliam-se numa ação de corte "estratégico" de árvores e distribuição para "evitar que as pessoas cortem ou destruam" pinheiros.
"Estes pinheiros (Pinus pinaster) foram retirados em áreas de floresta onde existe a regeneração natural do pinheiro bravo em densidades excessivas. O corte destes pinheiros corresponde a uma monda que corrige essa densidade excessiva, concedendo assim melhores condições de desenvolvimento às restantes árvores que ficam em crescimento", explica a autarquia em comunicado.
"O município vianense pretende, assim, evitar que as pessoas cortem ou destruam árvores onde não é aconselhável, oferecendo aos cidadãos um dos mais simbólicos elementos de natal", salienta.
Os pinheiros estão disponíveis a partir de 29 de novembro no Mercado Municipal de Viana do Castelo, das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.