Viana vai acolher espólio dedicado ao património arqueológico do Alto Minho
A câmara de Viana do Castelo aprovou, nesta terça-feiran a celebração de um protocolo de colaboração intermunicipal, com os dez municípios do Alto Minho, para criação de um polo arqueológico para o património da região com sede naquela cidade.
Corpo do artigo
O futuro espaço, a criar num edifício na Praia Norte, acolherá achados resultantes de intervenções arqueológicas em Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Trata-se, segundo a proposta de protocolo aprovada em reunião do executivo municipal, de uma iniciativa no âmbito da implementação da Estratégia Regional para a Cultura NORTE 2030. Nele, os dez municípios do distrito de Viana do Castelo [que geograficamente corresponde à região Alto Minho], "assumem o compromisso de colaborar na criação e dinamização de uma Rede Intermunicipal de Património Arqueológico, assente no Pólo Arqueológico do Alto Minho".
"A presente colaboração visa fomentar um ecossistema patrimonial sustentável, através da qualificação e disponibilização de infraestruturas adequadas à salvaguarda, inventariação, conservação e valorização dos espólios resultantes das intervenções arqueológicas levadas a cabo no território dos municípios envolvidos", descreve a proposta, indicando que o futuro espaço constituirá "uma estrutura de apoio técnico-científico, educativo e cultural, promovendo a investigação aplicada, a valorização da identidade territorial e a fruição alargada do património arqueológico, em articulação com os agentes locais, instituições académicas e a comunidade em geral".
O projeto será objeto de candidatura ao Norte 2030.
O presidente da câmara de Viana do Castelo, Luis Nobre, destacou a função da nova infraestrutura de disponibilização "à população em geral, às escolas, investigadores e a todos os profissionais que entendam visitar, como espaço de trabalho, informação e partilha", de património, que atualmente se encontra guardado por cada uma das autarquias.