Vinte carros alegóricos e centenas de estudantes das escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) sairam às ruas da cidade, esta quarta-feira à tarde, no tradicional desfile da Semana Académica, que decorre até sábado.
Corpo do artigo
A ruidosa e colorida folia estudantil invadiu as principais artérias da zona urbana durante várias horas, com vários símbolos de Viana presentes como forma de homenagear a cidade, que acolhe três das seis escolas superiores daquele Politécnico. A Federação Académica do IPVC garante que foi "o maior cortejo académico de sempre".
"Muitos cursos trouxeram carros decorados com símbolos locais, como foi o caso da Escola Superior de Educação, que não deixava muita margem para dúvidas: os tapetes de sal, o coração de Viana ou o traje tradicional, as redes de pesca ou o andor da Senhora da Agonia. Os principais elementos representativos da cidade estavam presentes no cortejo", descreve o comunicado oficial do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, divulgado após a desmobilização do desfile. Os estudantes despediram-se da vida académica a dançar nas ruas, com o choro e o riso misturados.
"Entre lágrimas, gargalhadas, cartolas amassadas e sonhos para cumprir, centenas de estudantes desfilaram pelas ruas de Viana do Castelo", indica o IPVC, considerando que foi "um dos momentos altos da Semana Académica, que juntou tradição, festa, sátira social e um enorme agradecimento numa celebração que é, para muitos, o ponto final de um ciclo e, para todos, uma memória para a vida".
O cortejo decorreu entre a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Educação (ESE), atravessando praticamente toda a cidade, "entre cantorias, cartolas amachucadas, capas ao ombro, rostos vermelhos de tanta gritaria e emoção, peitos inflamados e vozes já roucas".
Para Rafaela Ferreira, de 21 anos, finalista do curso de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde (ESS), o dia resumiu uma longa caminhada: "É um nervosismo bom, porque finalmente chegou este momento. Comecei a construir este sonho há muito tempo e hoje é o dia de o celebrar. Viana conquistou-me. Vai ficar para sempre no meu coração."
Margarida Ferreira, de Barcelos, finalista do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico explica a sua escolha: "Desde a licenciatura que Viana é a minha segunda casa. No nosso carro incluímos os principais ícones da cidade: o andor da Senhora da Agonia, os pescadores, a música popular. Viana é emoção, é família e é alegria. Merecia esta homenagem, porque nos tem dado muito."
Beatriz Couto, de 21 anos, natural de Viana do Castelo, finalista ainda com "algumas cadeiras em atraso", no curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), festejou na mesma: "Este é um dia esperado há muito, por mim, mas também por toda a minha família, que está aqui a assistir. Com algumas cadeiras por fazer, espero mesmo conseguir concluir este ano. Terá mesmo de ser, mas hoje quero é celebrar, porque esta cartola que trago simboliza muito, para todos os que me rodeiam. Estou muito emocionada."
E os caloiros juntaram-se à festa. Foi o caso de Rui Augusto, de 19 anos, estudante do primeiro ano da licenciatura em Agronomia, da Escola Superior Agrária (ESA), Ponte de Lima.
"A convivência na Agrária é única. Tocamos concertina nos finais do dia, jantamos juntos, ajudamo-nos uns aos outros. Aqui todos se conhecem, todos partilham. É uma grande família e o dia de hoje é só o continuar de um espírito que não existe em mais nenhuma Escola", afirmou o estudante natural do Porto.
A festa prossegue à noite no Pavilhão Desportivo Nicolau Veríssimo, na Meadela, com atuações de Zara G, Más Influências, DJ Urze, Hinoportuna, TUNESCE, TUNESS e VEMTUNA.
Esta quinta-feira, o palco recebe Chico da Tina, Kaii e DJ Kardo, prometendo uma noite de energia e ritmos urbanos. O dia seguinte está reservado para Miguel Luz, DJ Pablu e Fábio Gonçalves.
A Semana Académica termina em grande no sábado, 24 de maio, com os concertos de Dillaz, Echosound e DJ Avatar, que assina o set de encerramento.