A divulgação online de diversos vídeos que mostram alunos na Queima das Fitas, com "comportamentos indevidos" e "até mesmo indignos", levou a Federação Académica do Porto a enviar aos responsáveis pelas barraquinhas do recinto uma nota interna, onde se pede que as imagens sejam apagadas e que os estudantes se abstenham deste tipo de comportamento.
Corpo do artigo
As imagens que circulam de conta em conta nas redes sociais são claras. Alunos alcoolizados, simulação de atos sexuais e raparigas desnudadas para conseguir bebidas grátis são algumas das situações ocorridas na última noite e que levaram a FAP a dizer basta, numa nota interna enviada a todos os responsáveis pelas barraquinhas de bebidas da Queima das Fitas do Porto.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2019/05/excessos_queima_8_maio_2019_20190508163027/hls/video.m3u8
No texto assinado pelo tesoureiro da associação académica a que o JN teve acesso, são condenados estes comportamentos, "que atentam em muitas das vezes contra o respeito pelos Valores Humanos" e tomam-se medidas para prevenir futuros acontecimento, na festa dos estudante do Porto, que decorre até domingo.
A direção da FAP obriga à retirada dos conteúdos publicado até às 20 horas desta quarta-feira, proíbe a captação de imagens do interior das barraquinhas e a sua divulgação. Impede ainda a promoção de comportamentos que atentem contra os "princípios de dignidade física, mental e moral".
O não cumprimento destas regras, levará ao encerramento de barracas durante uma noite, à perda da caução entregue e da credencial do responsável por cada espaço.