Ensino Básico e Secundário com pavilhões renovados, após investimento de quase cinco milhões. Câmara diz que Governo, ainda, lucrou
Corpo do artigo
As obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Vieira do Minho vão ser inauguradas esta sexta-feira após um investimento de quase cinco milhões de euros. A empreitada chegou a estar contemplada no programa da Parque Escolar, mas não chegou a avançar. Há 15 anos que a comunidade aguardava por este desfecho.
"É o maior investimento numa obra desde o 25 de Abril", afirma o presidente da Câmara, António Cardoso, sublinhando que, para o projeto de requalificação avançar, foi necessário um investimento de 1,2 milhões por parte da Autarquia, que suportou trabalhos que não estavam previstos e revisões de preços.
O Governo apoiou com 225 mil euros e o restante montante foi garantido por fundos comunitários. "O Governo, ainda, ganhou quase 1,5% com a obra que era da responsabilidade deles, porque pagamos 6% de imposto e eles só apoiaram com 4,6% do valor total da obra", lamenta o autarca, ao JN.
Concretamente, a empreitada serviu para requalificar e ampliar o equipamento escolar, o que permitiu criar um auditório, uma biblioteca, um bar e uma cantina "com melhores condições", afirma António Cardoso. O telhado de amianto foi retirado, assim como toda a caixilharia e pavimentos foram substituídos. Além disso, foi instalado um sistema de refrigeração que vai acabar com o frio ou calor em demasia nas salas de aula, uma das principais queixas dos estudantes, que chegaram a protestar à porta da escola. "Praticamente, só aproveitamos as estruturas dos edifícios", esclarece o autarca, adiantando que os materiais das salas de aula, também, foram renovados. "Tanto o mobiliário como os equipamentos são novos", reforça o autarca.
Ao todo, a escola acolhe 1139 alunos.