O festival itinerante Província Sonora chega, esta quinta-feira, a Vieira do Minho, prolongando-se aí até domingo, com concertos e workshops que conjugam música erudita e tradicional. Até ao final do mês, passa ainda por Macedo de Cavaleiros, Vila Pouca de Aguiar e Covilhã.
Corpo do artigo
“Com um conceito original e inovador, este festival itinerante de música erudita, clássica, improvisada, pretende unir costumes e sons numa viagem musical. Aliado a este conceito e tendo em conta a natureza envolvente, Província Sonora apresenta uma forte conexão com a preservação de território e as causas ambientais”, refere a organização em comunicado.
Em Vieira do Minho, a programação abre esta quinta-feira, às 18.30 horas, com o podcast Efeitos Colaterartes, realizado ao vivo com convidados, na Praça Dr. Guilherme de Abreu, no centro da vila minhota.
Na sexta, a partir das 15 horas, realiza-se o workshop de danças e costumes tradicionais, com Dalila Teixeira e Melissa Fontoura, na Casa de Lamas, espaço cultural que acolhe, depois das 18 horas, o espetáculo “À Roda”, também com Dalila Teixeira e Melissa Fontoura.
Para as 21.30 horas está marcado “Desconcerto”, protagonizado por Clarinetes Ad Libitum, na Praça Dr. Guilherme de Abreu. O sábado abre com uma “paisagem sonora” às 11 horas, na ponte romana de Agra, com João Diogo Leitão.
Miguel Borges Coelho e Marta Zabaleta (17.30 horas) e L’Effeto Ensemble (18.30 horas) atuam na Casa de Lamas, antes do momento final, um “Ensemble Provinciano”, que conta com o Rancho Folclórico Os Ceifeiros de Cantelães e a Associação Defensora dos Interesses de Rossas. O concerto tem lugar na Praça Dr. Guilherme de Abreu, às 21.30 horas.
Após Vieira do Minho, o festival itinerante prossegue, no dia 12, na Casa Falcão, em Macedo de Cavaleiros, com L’Effeto Ensemble (21.30 horas) e, três dias depois, Clarinetes Ad Libitum apresentam “Desconcerto” na Praça Central de Vila Pouca de Aguiar (21.30 horas).
No final do mês será a Covilhã a acolher o Província Sonora. No dia 25, às 18 horas, Filipe Quaresma e António Rosado juntam-se para um concerto no auditório do Conservatório de Música da Covilhã e, no dia seguinte, às 19 horas, o anfiteatro da Ribeira da Carpinteira recebe Maat Saxophone Ensemble.
Todos os concertos são de entrada livre.