Os moradores da Granja, em Gaia, vão realizar uma vigília, apelidada de "velório", no próximo domingo, de manhã, para protestar contra a construção da passagem aérea na linha ferroviária, como está definido pela empresa Infraestruturas de Portugal (IP).
Corpo do artigo
O "velório" será levado a cabo junto à estação de comboios. Esta ação surge na sequência de outras, sempre a manifestar o descontentamento popular quanto à solução tomada pela IP.
À frente dos protestos tem estado o movimento cívico Cidadãos Praia da Granja, que, entre outras medidas, já lançou uma petição que reuniu várias assinaturas. Também foi apresentada uma queixa ao Provedor da Justiça Europeu.
Na última Assembleia Municipal de Gaia, realizada no mês passado, o movimento marcou presença e reiterou a sua insatisfação quanto à construção da passagem aérea.
Na altura, o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, prometeu até ao final de julho assinar um "protocolo" com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no sentido de encontrar uma "boa solução", embora tenha antecipado que "nunca será perfeita".